Rali/Alphaville: Com título nas mãos, Luiz Facco/Humberto Ribeiro sobem ao pódio no 10º Rota Sudeste

Após 250 quilômetros de trechos cronometrados, divididos em dois dias de prova, a equipe de Alphaville, Acelera Siriema, formada por Luiz Facco e Humberto Ribeiro (#310), finalizou como vice-campeã da 10ª edição do Rally Rota Sudeste. Na categoria Pró Brasil, a dupla também garantiu o segundo lugar com a somatória dos resultados de sábado (3º Pró Brasil) e deste domingo (3º Pró Brasil). Mas a conquista maior foi sair de São Manuel, no interior paulista, como Campeã Brasileira de Rally Cross Country 2016 na categoria Pró Brasil, por antecipação, uma vez, que a última etapa será o Rally dos Amigos, em dezembro.

O rali de rodada dupla agradou os competidores de carros, motos, quadriciclos e UTVs e teve o mesmo percurso (125 quilômetros de Especiais) nos dois dias de disputa, em meio a plantações de cana e eucaliptos, piso arenoso e de cascalho, com saltos, trechos travados e de alta velocidade. E como penúltima prova da temporada teve um peso importante, por somar pontos para as 11ª e 12ª etapas do certame nacional.

Já no sábado, Facco e Ribeiro, que lideravam com folga, conquistaram o título. “Tivemos uma prova interessante neste fim de semana e sair com o título foi bem gratificante. Porque não teríamos conquistado esse tricampeonato não fosse o bom trabalho que a equipe tem realizado nos últimos quatro anos”, ressalta o piloto que é empresário em Alphaville e morador em Aldeia da Serra. Facco acumula agora, cinco títulos nacionais, sendo três na Pró Brasil (2012, 2013, 2016).

Desde 2013, Facco está com equipe própria. O time desenvolveu um carro a altura das conquistas da dupla. “Graças ao carro confiável e seguro que nos entregaram a cada prova, conseguimos bons resultados ao longo desta temporada”, completa o piloto referindo-se a Mitsubishi L200 Triton SR. A dupla venceu também na Pró Brasil o Rally RN 1500 (abril) e o Rota SC (julho).

Ribeiro que está na equipe há quatro temporadas destaca um diferencial: “Na maioria das vezes as equipes se preocupam em desenvolver carros rápidos e potentes, mas nem sempre são confiáveis. A nossa equipe trabalhou primeiramente para ter um carro estável e seguro e depois o tornou mais veloz”. Segundo o navegador de Teresina, no Piauí, esse foi o caminho certo. “Como resultado deste trabalho, desde que entrei na Acelera Siriema, conquistamos dois títulos brasileiros e fomos campeões do Rally dos Sertões 2015 na categoria”, diz.

Créditos: Luciano Santos

Mesmo com o título da temporada nas mãos, a dupla se prepara agora para a etapa final que será o Rally dos Amigos, em 11 de dezembro. Acompanhe as aventuras da equipe também na página no Facebook/Acelera Siriema Rally.

Páginas: 1 2

`